A Caixa Agrícola de Mafra, associada da Federação Agrimútuo, assume a Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como uma prioridade estratégica.
Para tanto já tomou algumas medidas como: instalação de painéis fotovoltaicos; aquisição de viaturas elétricas/hibridas; redução de papel; formação ESG às equipas de colaboradores da CAM. Estamos a trabalhar na elaboração de questionários de avaliações ESG das empresas clientes, no sentido de valorizar os projetos avaliados como mais positivos do ponto de vista ambiental, social e de governance, permitindo-lhes melhores condições de acesso a financiamento.
Adicionalmente pretendendo acompanhar a evolução do financiamento sustentável, a CAM pretende alargar a oferta, comprometendo-se a criar linhas de crédito específicas, estabelecendo parcerias a nível regional.
A Missão da CAM também inclui o compromisso de apoiar ativamente os associados, clientes e parceiros nesta transição para uma sociedade mais justa e sustentável. A principal sugestão que lhes fazemos é que alinhem as suas estratégias com os ODS, que adotem planos de ação para a transição, com foco nos critérios ESG e nos compromissos e metas globais, nomeadamente Planos de Resiliência e Estratégias de Transição Climática.
A Estratégia de Sustentabilidade para 2030 está ancorada em cinco eixos estratégicos prioritárias, sendo: ODS 7 (energias renováveis e acessíveis); ODS 8 (trabalho digno e crescimento económico), ODS 9 (indústria, inovação e infraestruturas), ODS 10(redução das desigualdades) e ODS 13 (ação climática).
Visão para 2030 Banco inovador, capaz de atrair talento pela sua proatividade em ser um agente de transformação da região, que aposta no financiamento de projetos que ajudem os seus parceiros na caminhada para a sustentabilidade. Queremos contribuir para que se repense o modelo económico e o papel do setor financeiro no desenvolvimento sustentável.
A CAM sendo reconhecida como Motor de Desenvolvimento do Concelho, atenta às realidades na região foi escolhida pelo Município de Mafra para integrar o Seminário Lusófono Municípios ODS que promoveu, fazendo parte da Mesa redonda "Linguagem universal - com o Moderador, Pedro Mateus Neves, Professor-Investigador da Universidade Católica e Consultor das Nações Unidas para a implementação dos ODS". O Seminário contou com a presença de 4 convidados das Nações Unidas (da UN-HABITAT), para além de outras Personalidades Portuguesas.
Ao Município de Mafra ODS foi atribuída a Certificação de Prata.