A Caixa Agrícola de Mafra (CAM), associada da Federação Agrimútuo, atenta à realidade do Concelho, apoia de forma significativa a comunidade onde está inserida, pelo que também é bastante reconhecida. A Ação Social é exercida essencialmente em quatro áreas: 3ª idade; juventude; Cultura/Ambiente; Patrimonial e Coletividades.
É considerável o retorno que a CAM devolve à comunidade, sem comprometer a resiliência e estabilidade financeira da Instituição.
Estamos perante a cerimónia da Coroação Canónica de carácter Pontifício, da Santíssima Virgem Maria no ministério da Sua Soledade, que venera na Real Basílica de Mafra é a terceira coroação em Portugal, tendo a primeira sido em 1904 no Sameiro e a segunda em 1946, à imagem de Nossa Senhora de Fátima.
A CAM não ficou indiferente a esta Coroação, ao que se associou.
A Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra, que teve a seu cargo tão nobre cerimónia, dirigiu convite à CAM para estar presente, em lugar de honra. Trata-se de reconhecimento pleno da ação social desenvolvida por esta Instituição, tendo-o nomeado quando dos agradecimentos. Regista-se a intervenção da CAM na comparticipação da recuperação e restauro do Património Religioso, nomeadamente património das Procissões, desde há vários anos, também da responsabilidade da mesma Irmandade.
A Cerimónia, ocorrida na Real Basílica de Mafra, dias 16 (celebração de vésperas solenes, a seis órgãos e coro) e 17 de setembro de 2023 (a Coroação na celebração da Santa Missa), foi presidida pelo Reverendíssimo Senhor Cardeal D. José Tolentino de Mendonça, por nomeação do Reverendíssimo Papa Francisco, portador de mensagem do Santo Papa.
Foi atribuída a esta CAM o Certificado de Agradecimento, relativo à sua participação.