Nos dias 27 e 28 de fevereiro a Cooperativa do Porto Portuense criou as condições para a realização de um encontro de trabalho, visita e partilha de ideias, negócios e projetos cooperativos na cidade do Porto.
Com duas sessões de trabalhos, nas manhãs de segunda-feira (novas ideias e projetos – Balcão Único Cooperativo, Praça das Cooperativas e Instituto Antero de Quental) e terça-feira (Habitação e desafios a serem assumidos pelas Cooperativas).
As tardes foram ocupadas em visitas a Cooperativas marcantes da cidade, nomeadamente, a Escola Profissional das Virtudes, CRL, a Cooperativa Árvore Artística CRL, a Academia José Moreira da Silva – detentora de EPES – Escola Profissional de Economia Social.
Tivemos oportunidade de assistir à apresentação de projetos diferenciadores das Múltipla Escolha e Focus, com impacto na construção do futuro, sendo as pessoas a prioridade e onde a habitação por rendas controladas é um dos pilares do projeto.
Neste encontro, houve alguns momentos especiais de partilha, dos quais destacamos o jantar nos Pedreiros, no Portucale, onde estiveram presentes 12 cooperativas do Porto; a receção e visita ao Palácio da Bolsa onde fomos recebidos pelo Dr. Nuno Botelho, Presidente da Associação Comercial do Porto, que teve a amabilidade de nos fazer uma visita guiada ao Palácio.
Este Encontro Cooperativo terminou com uma visita à EPI, Escola Profissional do Infante, onde observámos um projeto extremamente diferenciador, construído de raiz que mostrará a vitalidade do sector do ensino profissionalizante.
Este Encontro visou a defesa do modelo cooperativo, pela atuação conjunta e concertada nas alterações previstas para o Código, a questão da habitação e da resposta que o sector deve organizar face aos desafios que enfrentamos.