A Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Torres Vedras, associada da Agrimútuo, recebeu no passado dia 31 de maio, na sua sede, uma delegação brasileira do Sicredi de Encantado.
Em forma de reconhecimento da importância do encontro, a prestigiada revista País Económico publicou a seguinte notícia, na qual ressaltou o encontro entre ambas as instituições, realçando a importância dessa parceria para o estabelecimento de oportunidades de negócios e investimentos.
A sede da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Torres Vedras recebeu no passado dia 31 de maio, uma delegação do Sicredi de Encantado, cidade do estado brasileiro do
Rio Grande do Sul, o que constituiu uma "excelente oportunidade de troca de experiências e de colocar cada uma das nossas instituições à disposição dos empresários de Torres Vedras e de Encantado para oportunidades de negócios e investimentos que pretendam realizar em cada um dos lados do Atlântico", destacou Manuel Guerreiro, Presidente do Conselho de Administração da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Torres Vedras (CCAMTV).
O líder da CCAMTV destacou o facto de estar integrada na Agrimútuo – Federação Nacional das Caixas de Crédito Agrícola Mútuo, "o que nos dá uma maior robustez, mas que não aliena a autonomia de cada uma das caixas integrantes", sublinhou Manuel Guerreiro, adiantando que a instituição a que preside tem apresentado resultados "muito sólidos, com rácios financeiros e de solvabilidade muito sustentáveis".
Por outro lado, Manuel Guerreiro sublinhou o grande potencial de relacionamento económico e empresarial entre Portugal e o Brasil, nomeadamente no que respeita ao incremento dos negócios e dos investimentos empresariais entre os dois países. Certamente, que as nossas instituições financeiras poderão constituir elementos de grande importância no apoio à concretização de muitos desses projetos de investimento e de negócios entre os dois países. Como instituição financeira local, estamos especialmente vocacionados e habilitados a apoiar todos os empresários brasileiros que pretendam investir em Torres Vedras e no nosso país".
Ricardo Cé, Presidente do Sicredi Região dos Vales, em Encantado, uma cidade situada a cerca de 140 quilómetros de Porto Alegre, capital do estado brasileiro do Rio Grande do Sul, destacou o facto da sua instituição dispôr de ativos financeiros de cerca de 1,2 mil milhões de euros, e ter obtido um resultado líquido de 31,1 milhões de euros no ano passado, possuindo 146 núcleos distribuídos regionalmente, cada um com cerca de meio milhar de associados.
O Presidente do Sicredi de Encantado destacou que a instituição possui um forte protagonismo junto dos empreendores daquela região gaúcha, "pois somos dos que defendem que o dinheiro tem de estar comprometido com o desenvolvimento da região onde nos inserimos". O líder da instituição financeira brasileira colocou-se também à disposição para apoiar potenciais investidores portugueses, concretamente de Torres Vedras, que demonstrem no futuro interesse em estar presentes na economia da Região dos Vales.