No dia 4 de junho foi publicado no jornal ECO Economia Online, o artigo "SIBS lança plataforma para facilitar reporte ESG".
A SIBS, em conjunto com 13 bancos fundadores, entre eles a Caixa Agrícola Bombarral, Caixa de Crédito de Leiria, Caixa Agrícola de Mafra e Caixa Agrícola de Torres Vedras, associadas da Federação Agrimútuo, vai lançar uma plataforma gratuita para facilitar a recolha e partilha de informação de sustentabilidade por parte das empresas, num contexto de crescentes exigências na divulgação de informação.
Esta plataforma permitirá às empresas estruturar e preencher a informação ESG (ambiental, social e de governaça) necessária, de acordo com a taxonomia e regulamentação europeias. Com base nesta plataforma, as instituições financeiras, com o consentimento das empresas, poderão aceder a essa informação através de mecanismos automáticos, reutilizando a informação e evitando o esforço adicional por parte dessas empresas.
O desenvolvimento da plataforma iniciou-se em outubro do ano passado com um projeto piloto, envolvendo duas empresas. Agora, na segunda fase, o portal conta com mais de 100 empresas, com feedbacks implementados. A terceira fase, prevista para julho, ampliará o acesso a todas as empresas, mesmo aquelas sem relações de crédito com os bancos aderentes.
A CEO da SIBS, Mariana Cascais Tomé, destaca que o SIBS ESG facilita o cumprimento regulatório e a adoção de práticas de sustentabilidade pelas empresas, permitindo autodiagnósticos e planos de transição ESG.
A plataforma inclui quatro questionários: Calculadora de CO2, Riscos Físicos, Taxonomia Empresarial e Avaliação ESG. A SIBS disponibiliza sessões de formação e suporte durante o preenchimento dos questionários. A solução está alinhada com normas europeias, como a Taxonomy Regulation, CRR, e CSRD, ajudando as empresas a calcular emissões e avaliar riscos físicos. Acesso via homebanking ou corporate banking será possível em breve.